26.11.07

Larga



Meu pai me dizia uma frase cretina, mas que agora cai certinha na nossa história. Quem dá demais fica largo. E é exatamente assim que me sinto hoje: larga. Dei espaço demais para você, dei trezentas chances para mostrar que iria fazer certo da próxima vez, dei tempo ao tempo, como você me pediu, dei minha palavra de que não perdoaria se você me traísse de novo, e fiz isso mais de uma vez. Dei com os burros n’água.

É o mal de não ouvir conselhos de pais ou qualquer um que enxergue um pouco mais do que você. Porque me conheço bem, a teimosia que parece charme, na verdade, é a armadilha que vivo armando pra mim mesma. E para deixar tudo ainda mais perigoso e terrível, coloco petulância, arrogância e todos os outros sinônimos que dizem mais ou menos a mesma coisa. E que no final de tudo vira a minha mais pura e inocente estupidez de não ter sabido parar na hora certa.

Aí me vejo aqui gritando, esperneando como louca por ter feito tudo errado mais uma vez. E o chilique é aquele mesmo, igual ao de criança mimada que se joga no chão para reclamar seus direitos. Não tem reação tão eloqüente quanto essa. Tão legítima.

O pior ainda é ter a leve desconfiança de que da próxima vez vai ser apenas um pouco melhor – independentemente de ser com você ou não, mas duvido que vá ser diferente. A gente se repete, só uma lobotomia muito bem feita para desfazer tanta burrice emocional. Ou amorosa, como queira.

Vou começar a escrever o que não posso fazer de errado novamente e colar ao lado de onde já tem o resto das auto-ordens. Junto do “passar hidratante todos os dias” vou colar “não tentar resolver todos os problemas dele”. Ah, sim, “não vou querer saber aonde, como e com quem ele saiu”. Minha pele é bem hidratada, meus pés não racham porque me obedeço passando os cremes. Não posso esquecer de colar: “não tenha pena dele”. E nisso meu pai também tinha razão. Quem tem pena morre depenado.

35 comentários:

Elisa Quadros e Valeria Semeraro disse...

surpresa, docinho! e obrigada pela paciência :)

Anônimo disse...

Docinho, o grande segredo é saber quando parar. O problema é saber e não conseguir. É difícil lutar contra si mesmo. Considero a mais difícil das lutas.

An@Lu disse...

adorei! acho que é sinal de que a gente está amadurecendo quando começa a ver que os nossos pais, afinal, tinham razão.
nunca tinha ouvido essa de "quem dá demais fica largo". mas faz todo o sentido.
beijos

Elisa Quadros e Valeria Semeraro disse...

Docinhoooo, vc postoooou:)
Tomei susto mesmo. Surpresa boa em vários sentidos.

O que mais que incomoda nessa situação toda é a carga de desesperança que se herda. Aquele desânimo, a preguiça de começar de novo. Mas quando aparece uma chance daquelas, ih, tudo isso passa rapidinho:)
Um beijo, docinhooooo.

Giovana disse...

Burrice emocional ou amorosa...
Taí.
Achei o nome perfeito pra alguma coisa.
;-)
Bjo amores!

Dedinhos Nervosos disse...

Já meu pai, que é bem mais escraxado (como escreve isso?), diz: "a gente não tem que ter pena de ninguém porque já viu onde bicho que tem pena leva?". Infelizmente... é a realidade.

Anônimo disse...

É... as armadilhas que preparamos pra nós mesmas são as piores! Volta e meia me dou uma severa advertência "vc está fazendo tudo novamente!" Mas... apenas um pouco melhor é mais que nada, não? =)
beijo, meninas

Larissa Dardengo disse...

=D

Provavelmente são várias as pessoas que passam por aqui e dizem isso, mas...
Foi o texto que melhor se encaixou pra minha vidinha de desabafos entristecidos do coração.

Adorei.
bjs

Igor Garcia disse...

Elisa e Valéria,

Não sei que merda me trouxe até aqui, mas adorei o blog de vcs e já virei leitor! Algumas de vcs é taurina? Bem vinda a bordo! ;-) A melhor maneira de mudar o rumo da prosa da teimosia, falo por experiencia própria, é colocá-la a seu favor! Egoismo o cacete isso é amor-proprio! Teime para que a maioria das coisas sejam, para seu bem e/ou para o bem de todos. O que for p te sacanear, delete!
Assim vc fica mais apertada!

Bjs n'alma e uma ótima semana!

Alma de Chumbo disse...

O importante é nunca perder a esperança... pode dar errado com ele ou com outros, mas em algum lugar, em algum tempo, vai dar certo!

hehehehehehe

parabéns pelo blog mto divertido

Padre Alfredo disse...

começar de novo! Vale a pena.

Anônimo disse...

Olá! 1ª visita e já adorei tudo aqui...

Concordo plenamente com o texto!! Nós mulheres realmente nos doamos demais. E dar sem receber é coisa pra aqueles cristãos extremamente bonzinhos e santos, coisa que a gente tá longe de ser né?

Ahh, adorei as frases do teu pai.
kkkkkkk

Beijos e beijos!

teo netto disse...

as vezes eu acho que meus pais são medium ou algo do genero, sempre me avisam o que vai acontecer, eu não acredito, e nem preciso dizer que sempre acontece.

adorei!

Bjs

bruno e.a. disse...

nem +!
que tem pena ou é pato ou galinha! qualquer um dos dois vai para o prato depenado!

seu pai é um sábio!

bruno e.a. disse...

neste momento todas as outras aves, incluindo o pato donald reclamam por não ter sido incluídos no comentário anterior. (bom! que eu saiba o pato donald é pato, logo está incluído, mas o gajo tá com a mania das grandezas, ele o gastão, a margarida, o huguinho, o zézinho, o tio patinhas... o pateta, pera, pera!! o pateta é cão! bom deixa-me ir antes que comece a dizer porcaria... como se ainda não tivesse começado.

Anônimo disse...

Mais uma vez parabéns meninas. Não tenho comentado pq na agência não consigo e em casa eu n lembro de abrir... mas continuo lendo. Sempre sensacional.
Bjo nas duas!

Anônimo disse...

Ai ai...é exatamente assim. O coração é burro, menina. E se isso te ajuda, não é só o teu. Eu mesma nem tenho mais anticorpos para tentar de novo e ver tudo acontecer do mesmo jeito!!

Mais sorte para nós da próxima vez, porque querendo ou não, ela virá.

Sil disse...

Seu pai tem mesmo razao!

Anônimo disse...

isso ai!
cade o leonino's pride?!
hehehehe
bola pra frente
beijos :)

Anônimo disse...

Ei amores, sem comentários, o texto me deu um frio na barriga, um aperto no coração, um nó na garganta. Uma pessoa que mal conhecia escreveu p/ mim em uma folha em branco: É pribido querer cuidar. Vou juntar as frases do seu pai a esta e colar na porta da geladeira.
Muitos beijos

Anônimo disse...

Ei amores, sem comentários, o texto me deu um frio na barriga, um aperto no coração, um nó na garganta. Uma pessoa que mal conhecia escreveu p/ mim em uma folha em branco: É pribido querer cuidar. Vou juntar as frases do seu pai a esta e colar na porta da geladeira.
Muitos beijos

Anônimo disse...

Esse texto cai tão bem, mas tão bem hoje que dá até vontade de chorar de desgosto.

Beijos, Anna.
http://annaeotto.wordpress.com

Anônimo disse...

Me surpreendo cada vez q entro neste bolg .. adoooro os textos

Anônimo disse...

não seja uma redatora de merda.por favor, não esqueça a vírgula antes do "mas".

Anônimo disse...

"quem faz isso aí se chama burro".
hahahaha
=)

beijo

Elisa Quadros e Valeria Semeraro disse...

ok, lá está a vírgula. obrigada, anônimo.

Anônimo disse...

primeira visita ao blog e uma excelente impressão. É legal ver mulheres escrevendo sem pudores sobre controle, amor, sexo, tentar mudar o outro, erros, acertos... Sugiro apenas que identifiquem quem escreve e não assinem apenas como "DUAS".

Ganharam um leitor.

beijos,

André
Brasília - DF

Anônimo disse...

CA RA LHO...
É só o q posso comentar sobre vcs...
Ganharam mais um.

beijo!

Anônimo disse...

Ouuun... Acabou os textos.
Li todinhos! Agora deu uma sensação de vazio :(


amo amo amo amo :D

Elisa Quadros e Valeria Semeraro disse...

Oi André,

várias pessoas já pediram isso, mas a gente não vê essa necessidade. faz parte do mistério, entende? sutilezas boas de serem cultivadas:)

obrigada e venha sempre.

Elisa Quadros e Valeria Semeraro disse...

ah, claro, a gente agradece a todos os pacientes leitores que sempre estão por aqui.

beijo

Anônimo disse...

VISITEM TAMBÉM MEU BLOG SÓ DE CRÔNICAS DE HUMOR: http://paulotamburro.blogspot.com
OBRIGADO PELO ESPAÇO.

Anônimo disse...

Nossa... vou colar lembretes tb!!! tomara q eu acerte da proxima vez!! bjos pra vcs!

Mariá disse...

quem tem pena morre depenado.
direto e reto. parabéns.
eu não tenho coragem. sou dos meandros. mas às vezes fica bonito também.
abraço

माया disse...

Ta cerrrto... Obrigada por resumir a bronca que me dou...