28.10.09

Um dia


Acordou e bebeu um copo d'água, porque parece que faz bem tomar água em jejum. Resolveu preparar um café da manhã decente, ainda que perdesse alguns minutos do seu sono. Teve paciência para colocar o pão na torradeira. Usou uma faca para cada alimento em vez de melecar a geléia de manteiga. No final, retirou tudo da mesa e lavou na hora mesmo, porque se deixasse tudo ali até à noite, poderia dar barata. Era isso que diziam, pelo menos.
Tomou banho, pendurou a toalha no varal e arrumou a cama direitinho. Até colocar o lençol por baixo do colchão, colocou.

Buscou na estante um livro para ler no ônibus. Tinha medo de enjoar, mas diziam que ler era uma ótima forma de aproveitar o tempo obrigatório que passamos em transportes públicos. Levou também um casaco, embora não estivesse fazendo muito frio. Como se fosse mágica, o livro fez a ida para o trabalho passar tão rápido que quase perdeu o ponto. Deu bom dia a todos, mesmo aos mais chatos. Também são colegas, tem que falar com todos. É o que diziam.

Na volta para casa, trocou o jogo no boteco por um filme. Foi à locadora e perguntou por “Antes do Amanhecer”. Enquanto o mocinho procurava pelo DVD, avistou do outro lado aquele bistrozinho charmoso. Assim que pagou pela locação, atravessou a rua e entrou no restaurantezinho, sem cerimônia. Se surpreendeu com o cardápio. Já haviam dito que não era tão caro. E realmente não era. Mas ele suspeitava que uma fachada tão simpática e limpa pudesse ser honesta nos valores. Não ficou pensando no tamanho do prato enquanto esperava sua chegada. Em vez disso, experimentou um vinho que, disseram, era mais caro, mas valia a pena. E valeu. Cada gotinha, cada golada. O prato chegou. Ele tinha razão: era pequeno. Mas logo sua desconfiança caiu por terra. O sabor do risotto de aspargos e brie com filé ao molho de damasco era mais do que volume para o bucho. Era um carinho para o paladar, um favor para o espírito, um presente para o estômago. Estava tudo maravilhoso o suficiente para ele ficar arrasado, pensando que ela sempre teve razão.

Deu cada passo do dia fazendo exatamente o que ela sempre pediu, aconselhou, sugeriu. E tudo deu certo. A água no jejum desceu bem, lavar pratos não doeu. Mexer o café com a colher certa e não com o cabo da faca foi bom. Ler no ônibus não deixou seu estômago revirado. Ser simpático com as pessoas não fez ele ser menos respeitado. O casaco serviu para protegê-lo do ventinho de pôr-do-sol. E o bistrot não era coisa de bicha rica. Pra piorar, adorou o filme. Fez ele compensar cada lágrima que ela, durante anos, despejou nas tentativas de arrancar novas atitudes dele.
E foi assim, derretendo em frente à TV e sofrendo com a ausência concreta dela, que ele terminou o dia mais perfeito de sua vida.


ilustra de galvão em vidabesta.com

58 comentários:

Robledo Castro disse...

É... Mudar faz bem. E como. Acho que já falamos disso por aqui, né?. Show de bola o texto.

Cadu disse...

Como sempre. Ótimo texto, pena que esse veio no final do mês, ja estava agoniado.

Parabéns

Larissa disse...

Mudar é sempre uma boa atitude, mesmo que pareça "tarde demais", faz muito bem pro corpo e pro espírito.

Luiza Trindade disse...

Uau.. esse foi de engolir seco.

Danilo B. disse...

É possível ser feliz sozinho, ao contrário do que dizem. Concordo. Mas nesse caminho aí do trabalho pra casa ele poderia ter passado num prostíbulo e ter tido a melhor transa da sua vida, não? Seria o final perfeito. rs

Naths disse...

Uaul, foi realmente muito bom esse texto!Seguir conselhos é tão bom quanto apenas ouvi-los.
realmente beber aguá em jejum faz bem ! HAUIUSA

Sr. Wilson disse...

Por que a solidão sempre acentua a presença da pessoa amada em cada ato ou gesto que damos no decorrer do dia? Por isso damos ainda mais valor a uma pessoa especial quando ela está longe. Sorte que ainda fiquei com o cachorro. (rs)

Anônimo disse...

Pena que foi tarde demais... Too little too late...

Marcos Rittner - Author disse...

Cortante. Forte. Seco. Soco.

Ela disse...

Nossa... esse texto me apertou o peito e me secou a garganta.
Engraçado como, quando alguém vai embora, a gente procura se ocupar desse outro das maneiras mais diversas possíveis.

Lindo texto! Adorei...

Mila Mesmo disse...

Atualmente, não conheço um blog melhor do que esse aqui. Que textos maravilhosos! Esse foi lindo, forte, um acordar, sabe?
Muita gente precisa vê-lo.
Parabéns! Vale a pena a espera, ainda que longa.
Um abraço e boa sorte a vocês!

Tia Ana disse...

Vcs sao irritantemente geniais.

Carol Guemureman disse...

Adorei o texto .... realmente acho que nós mulheres temos um quê a mais que os homens não tem e mudar sempre é bom!!!

LU disse...

Nossa.... simplesmente fantástico o texto...
É bem por aí... é bem frase feita, mas as pessoas realmente só dão valor quando perdem. Ou ouvem só quando se faz necessário.
A real é que as pessoas aprendem mais por mal do que por bem...
Mulher tem essa prática em mudanças... homens só associam na marra... rsrsrsrsrs

Bjinhos, adoro o blog!

Aline disse...

Eu amo vcs!

Menina disse...

Meooo Deuuuuus!!!! Isso aqui foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O !!!!!!
Só acho q vcs tem q atualizar + rapidamente.Parabéns *~

DESABAFO.COM disse...

Cortando os pulsos em 5, 4, 3, 2, 1...

Sam disse...

Voltar a viver pós um relacionamento pode levar tempo. E, com cada novo momento, pode parecer o primeiro.

Adorei.

Patrícia disse...

Muitos só dão valor depois que perdem, vejan só! Concordo, esse é o melhor do blogspot :)

Gigi Pimenta disse...

Uma vez eu e meu esposo damos um tempo, ele foi embora, qdo eu vi, estava fazendo tudo igual a ele, pasta e escova de dente rolando, nao dava descarga, nao arrumava a cama, deixava o sapatos pelo meio da casa, roupas pendurara no cabideiro, um relaxamento total, e eu nem tava tao triste assim.

Leci Irene disse...

Elisa e Valéria: vale a pena a gente esperar,passar por aqui e encontrar algo fenomenal,atual, da vida,para ler! uau!!!!!!!!!!!!!!
beijos garotas!

leci
http://lecirene.blogspot.com

Sônia disse...

Como diz Edson Marques, só o que está morto não muda.
Adorei o texto.

Riva disse...

Já estava com saudades de ler um belo texto. Não demorem muito para o próximo. Combinado ?

erica disse...

Bacana o texto! Parabéns.

Darshany L. disse...

pelo visto foi tarde demais

Fabiano Silmes disse...

Bacana isso...ou seja, a revelação de um mundo escondido atrás da mais simples mudança.

Abraços.

Jéssica disse...

teria sido melhor com ela né...

rc disse...

O garoto da capa do Nirvana cresceu e se deu mal...

Vampira Dea disse...

Ai não quero ter um dia assim... Essa descrição me deu medo.

figbatera disse...

Pois é, gente, demora um pouco, mas só sai coisa boa!
Sou frequentador antigo daqui...

Andrew Magalhães M. Santiago disse...

Realizar mudanças em nossa vida (muitas vezes monótona) faz muito bem e às vezes são até indispensáveis. Todavia, há pessoas que demoram muito para perceber que algo não vai bem, até que uma coisa de muito valor se perca para sempre, sirvindo de alerta ou de castigo. No caso exposto pelo texto, o sujeito infelizmente perdeu a esposa. Adorei o post. Um abraço e boa sorte!

www.andrewmagalhaes.blogspot.com

milenamb disse...

Oba!! vcs voltaram!
Com mais um texto maravilhoso, claro. Sempre da pra fazr um esforco e dar um pouquinho mais em dar valor a quem esta com a gente, depois pode ser tarde demais...
beijos.

Anônimo disse...

Tem selinho pra vocês lá no meu blog

http://atelierdacriola.blogspot.com/2009/11/selinho-atrasado.html

bj e parabéns! estava com saudade dos textos.

Anônimo disse...

lindo,lindo,lindo,lindo!
Meu deus,como é possível um texto mexer tanto com os meus sentimentos?
Oo'
Achei perfeito!
Beijos
:**

Deise Anne disse...

Lindo texto!

Elga Arantes disse...

Puta merda com borra!
Vcs são muito boas, mesmo.
Queria ter escrito isso.

Doji disse...

e mais um texto q se encaixa perfeitamente com o esta acontecendo comigo...

Anônimo disse...

SIMPATIA PARA O ME AMADO ME PROCURAR
Minhas pombas giras façam sua gira e afastem o ACC de qualquer mulher com quem ele esteja nesse momento; e se estiver , que chame meu nome. Quero amarrar o espírito e o corpo de ACC. pois O quero amarrado e apaixonado por mim, quero que ACC fique dependente do meu amor, quero vê-lo louco por mim, me desejando como se eu fosse a última pessoa da face da terra. Quero seu coração preso ao meu eternamente, que em nome da grande Rainha Maria Padilha floresça este sentimento dentro de ACC, deixando-o preso a mim 24 horas por dia. A pomba gira Rainha Maria Padilha há de trazer ACC, para mim, pois eu o desejo, e o quero depressa. Pelos poderes ocultos, que ele comece a me amar a partir deste exato instante e que ele pense só em mim, como se eu fosse a única pessoa do mundo. Que ACC venha correndo para me encontrar cheio de desejos e tesão, que ele não tenha sossego enquanto não me procurar. Rainha Maria Padilha eu te imploro para que me traga ACC que ele me ame muito, venha manso e como eu desejo. Eu agradeço a grande rainha Maria Padilha. E prometo sempre levar seu nome comigo. Oh!Poderosa Pomba Gira Sete Exus, quero de volta e só para mim o meu amado que me entristece com seu desprezo, que ele esqueça e deixe de uma vez por todas outros amores e os que queiram nos afastar. Que ACC desanime, e esfrie para as outras pessoas. Que ACC se sinta sozinho, humilhado, envergonhado de tudo e por todos. Que Ele venha a mim, peça meu amor, meu perdão. oh! Linda Poderosa Pomba Gira Sete Exus, que nesse momento ACC. não queira mais estar com ninguém nem com seus amigos. Que fique só pensando em mim e pensando como vai fazer para ME FAZER FELIZ. Preciso rainha, de um sinal, um telefonema, qualquer contato para eu saber se ACC. pensa em mim e que me quer, me tire dessa escuridão. Que ACC fale comigo, que sinta saudades. Você é forte e poderosa, traga ACC. aos meus pés, para não mais sair, e que venha correndo, que largue tudo e a todos..E que só pense em mim. Sr Exu Caveira que com seu grande e forte poder tire todas as barreiras que estão impedindo que ACC. ME AME LOUCAMENTE e deseje se unir a mim. Quero meu amado, me amando e me admirando sempre. Que ele não sinta mais desejos sexuais por nenhuma outra pessoa. Que seus desejos sejam só para mim,que seus pensamentos, gentilezas e bondades sejam só para mim. Que ele ACC queira muito de verdade que eu, ,FIQUE COM ele. Mas, quero que você, Exu Caveira, afaste de nós tudo e todos que nos separam. Que possamos ser felizes juntinhos. Que ele só sinta atração e desejo sexual por mim. Que ele me telefone, fale comigo de algum jeito, desde já e a todo instante. Que sinta saudades minhas, e que sofra longe de mim e não agüente mais sofrer. Quero que ele me ligue hoje e agora. Quero ouvir a voz dele, me pedindo para ficar comigo e voltando para mim para sempre, dizendo que me ama e que me quer. . Obrigado.

val disse...

eta ferro. agora é torcer pra maria padilha ler nosso blog e realizar seu pedido.

Mi* Aranha disse...

Olha, perfeito, mais do que perfeito =)

André Peixoto disse...

Gostaria de convidar a voc ê para participar do novo quadro do meu blog, ele trata um assunto interessante, as mulheres no futebol, acredito que você gostará. Visiste e deixe seu comentario opinião: http://esportetotalbh.blogspot.com/
André do Blog Esporte Total

Lucas disse...

E quem foi que disse que esse dia não iria chegar...

=)

Unknown disse...

A M E I

Gigi Pimenta disse...

Kakakaka To rindo até agora com essse poste da simpátia!!! kakakakaakakakka

Gigi Pimenta disse...

Isso me lembra um ditado...Cuidado com o que você pede, você pode conseguir!

Gigi Pimenta disse...

Isso me lembra um ditado...Cuidado com o que você pede, você pode conseguir!

Edimar Suely disse...

Olá,

O espaço Jesus Minha Rocha completou 4 anos de existência e você faz parte dessa história. Vem comemorar comigo.

Te espero por lá.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net

R. Paschoal disse...

E é assim mesmo que gira o mundo. As pessoas só valorizam depois que perdem. E só depois que perdem, notam como é bom mudar e ouvir os conselhos de quem os "amou".

Belo texto! Parabéns!

R.

Revisora do P... disse...

Oi!

Gostei daqui. Vou voltar. Passa lá também revisoradoprazer.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom!

misseverdeen disse...

Sempre depois. Porque só depois?

Flá =] disse...

Muito bom o texto!
Estive um tempo longe de acompanhar o blog, mas cada minuto que passo na leitura dos textos produzidos por vcs é incrível.
Parabéns!

À Agacê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
À Agacê disse...

O típico texto que a gente só começa por começar, mas termina agradecendo por ter começado.
Gostei muito do texto: criativo, organizado, enfim, digno de ser re-lido.

Mente Hiperativa disse...

A vida continua, sempre! E viver é imprescindível.
Parabéns pelo blog, muito bom, e as ilustrações são excelentes tb!

Heitor Neto disse...

Caramba, é interessante quanto encontramos algo que precisamos ler, sem nem mesmo procurar...

Parabéns!

Guilhermino disse...

Gostei, senti saudades de mãe, de amores, amigos...

Muito bom

Anônimo disse...

Ele fez tudo tarde demais, para ela. Mas vai ter ela sempre.. nas boas atitudes que ela aconselhava.


Denise França